
segunda-feira, 30 de junho de 2008
MAHATMA GANDHI

terça-feira, 10 de junho de 2008
MARTIN LUTHER KING

O ano de 63 foi muito significativo e de extrema importância para que os reclames não só de Luther King como também de todos os negros americanos fossem visto, pois foi nesse ano que o mesmo lidera a Marcha de Washington, segundo estimativas chegou a 200.000 manifestantes pacíficos. Dentre outros pontos, a marcha defendia o direito do voto ao negro e o fim do exame (tais exames impediam a população negra de exercer seu direito civil ao voto). No mesmo ano, o pacifista também liderou a histórica passeata em Washington, onde proferiu seu mais famoso discurso: Eu tenho um sonho.
Posteriormente foi preso varias vezes sob a mesma alegação, o governo local o condenava-o por estar “perturbando a ordem social do país”. Em 1964, enquanto o Brasil estava em plena ditadura militar, Luther King ganha o premio Nobel da Paz.
Em 1965 a lei do direito de votos aos negros é aprovada, no ano de 1967, King se uni ao movimento pró Vietnã, tal ato de deixar a prioridade de luta pelos negros americanos para o movimento de paz mundial, não é visto com bons olhos por outros lideres negros, mas isso não o abala, pois ele não “lutava” só pelo seu povo, e sim contra qualquer tipo de exploração mundial.
Infelizmente a 4 de Abril de 1968 na cidade de Memphis, no estado Tenessee, Martin Luther King é baleado por um branco radical e não resiste aos ferimentos.
O assassino de Luther King foi preso e condenado a 99 anos de prisão. Morre o homem e vive o mito, até hoje, Martin Luther King é lembrado como um símbolo de luta por direitos iguais entre homens brancos e negros não só nos E.U.A como em todo o restante do globo terrestre.
Assinar:
Postagens (Atom)