terça-feira, 10 de junho de 2008

MARTIN LUTHER KING

Nascido em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta estado da Geórgia – USA, Primeiro filho e de família pertencente à classe media norte americana, tendo a mãe exercendo a profissão de professora e o pai pastor de uma igreja evangélica Batista. Seguiu a carreira do pai cedo, com 19 anos o primogênito Luther King já era pastor. Inspirado no hindu Gandhi, que também pregava a não violência entre os seres humanos, Luther King foi um pacifista nato. Em 1955, Martin liderou um boicote ao transporte coletivo na cidade de Montgomery, no estado do Alabama, tal boicote teve a duração de um ano, a casa do pastor foi bombardeada. O ataque não o fez desistir, muito pelo contrário, o estimulou mais a lutar por direitos iguais entre negos e brancos americanos. Em 1959, viaja a índia para estudar mais sobre Gandhi e seus protestos pacíficos. Já no ano de 1960, Martin liderou uma onda de protestos pacíficos e boicotes aos brancos preconceituosos em diversas cidades dos Estados Unidos. A segregação racial não era praticada só em ônibus como também em hotéis, restaurantes, cinemas e tantos outros lugares públicos. Durante uma dessas manifestações Martin Luther King foi preso sob a acusação de estar causando desordem na sociedade.
O ano de 63 foi muito significativo e de extrema importância para que os reclames não só de Luther King como também de todos os negros americanos fossem visto, pois foi nesse ano que o mesmo lidera a Marcha de Washington, segundo estimativas chegou a 200.000 manifestantes pacíficos. Dentre outros pontos, a marcha defendia o direito do voto ao negro e o fim do exame (tais exames impediam a população negra de exercer seu direito civil ao voto). No mesmo ano, o pacifista também liderou a histórica passeata em Washington, onde proferiu seu mais famoso discurso: Eu tenho um sonho.
Posteriormente foi preso varias vezes sob a mesma alegação, o governo local o condenava-o por estar “perturbando a ordem social do país”. Em 1964, enquanto o Brasil estava em plena ditadura militar, Luther King ganha o premio Nobel da Paz.
Em 1965 a lei do direito de votos aos negros é aprovada, no ano de 1967, King se uni ao movimento pró Vietnã, tal ato de deixar a prioridade de luta pelos negros americanos para o movimento de paz mundial, não é visto com bons olhos por outros lideres negros, mas isso não o abala, pois ele não “lutava” só pelo seu povo, e sim contra qualquer tipo de exploração mundial.
Infelizmente a 4 de Abril de 1968 na cidade de Memphis, no estado Tenessee, Martin Luther King é baleado por um branco radical e não resiste aos ferimentos.
O assassino de Luther King foi preso e condenado a 99 anos de prisão. Morre o homem e vive o mito, até hoje, Martin Luther King é lembrado como um símbolo de luta por direitos iguais entre homens brancos e negros não só nos E.U.A como em todo o restante do globo terrestre.

Nenhum comentário: