quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CONCEITO DE ALIENAÇÃO (SEGUNDO KARL MARX)

O conceito de alienação é vasto e pode englobar várias maneiras e formas de pensamento. O primeiro filosofo a abordar esse tema foi Karl Marx. Isto está explicito em dois de seus trabalhos que respectivamente são: Manuscritos econômicos filosóficos (1844) e Elementos para a critica econômica política (1857), ambos enfatizam que o sistema capitalista é um sistema extremamente explorador e injusto, principalmente com as classes menos favorecidas economicamente, como a classe do proletariado sente na pele a todo momento essa injustiça.
Na idade média o artesão detinha todo o conhecimento da fabricação do produto, com o surgimento da industrialização o operário era apto e exercer e trabalhar em uma só função, ou seja, em uma parte da fabricação do produto, sendo assim o trabalhador não participando de todo o processo da produção não seria necessário entender o que estaria ajudando a produzir, tinha apenas que cumprir sua parte na linha de montagem. Peguemos o exemplo do fabricante de cordas para violões, antes do surgimento do capitalismo e suas grandes fabricas, quem fabricava as cordas conseqüentemente fabricava também o violão, afinava-o e tocava o instrumento muito bem. Com essa individualização na fabricação do instrumento, o operário fabricava as cordas enquanto outro fabricava o corpo do violão e o outro já fabricava o braço do instrumento, outro trabalhador é pago só para afina-lo e assim por diante. Assim não teria como obrigação todos os operários saberem tocar violão. Outro exemplo mais recente acontece com o operário metalúrgico que coloca portas nos carros produzidos na grandes montadoras, o mesmo passa todo o período produtivo de sua vida montando automóveis para chegar a conclusão final de que nunca possuirá o bem que ajuda a fabricar. A esse exemplo pode-se encaixar o que Karl Marx chama de “objeto se sobrepondo ao sujeito”, em outras palavras, é a alienação da negação, pois Marx defendia a idéia que o individuo deveria se impor diante do objeto e não o contrário. A partir do momento que o sujeito nega a negação Marx da o nome desse acontecimento de “desalienação”.
A produção depende do consumo e o consumo depende da produção, esse modo é cíclico, quando se é consumido o que é produzido e não se produz mais, o ciclo se fecha. Esse ciclo pode ser definido como ciclo de alienação, porém em uma sociedade capitalista isso é impossível de acontecer, pois o que se é produzido tem que por obrigação ser consumido em um prazo mais rápido possível, para que se produza sempre mais e mais explorando o proletariado, que toma corpo quando por exemplo o patrão não paga o salário devido e não cumpre com os direitos trabalhistas. Sem essa exploração a elite não acumula capital e conseqüentemente não obtém lucros e assim não pode continuar o processo de alienação.
Marx também trabalha a alienação humana através do fetichismo, onde o individuo começa a valorizar mais os bens materiais como automóveis, mansões, etc. e deixa-se de admirar atos bondosos ou a inteligência do sujeito e passa a dar mais valor ao capital que o sujeito tem, sendo o dinheiro o maior desses fetichismos, pois com o dinheiro se é capaz de comprar todos os bens matérias.
A religião também tem grande poder de alienar, pois explica fatos que são cientificamente inexplicáveis. Certa vez Marx citou em seu livro Manuscritos econômicos filosóficos, (paginas 45-46): “A religião é o suspiro do oprimido, é o ópio do povo”.
Segundo o filosofo, esse modo de alienação que as classes dominantes exercem sobre as classes dominadas só terá seu fim decretado com a chegada do comunismo entre as classes econômicas.

43 comentários:

Anônimo disse...

nuss!! adorei seu cometário sobre alienação


tinha q ser de ramos mesmo ;P

Anônimo disse...

Parabéns Marcilio!
Eu preciso fazer uma prova sobre o assunto e estava com algumas dúvidas que acabei sanando através de seu comentário!
Vlew!
Um abraço

apenas isso. disse...

nossa! gostei muito desse seu texto!
Karl marx é Karl Marx!
e me quebrou um galhão pra um trabalho! hehehe
obrigada!
Andrea Salmeron

Anônimo disse...

Muito bom seu texto!!
Me ajudou bastante.
Valeu mesmo!
abração
André-RJ

Anônimo disse...

otimo o seu texto!
melhor ainda se todos pudessem e quisessem ler e entender esse assunto deixando de lado o orgulho e a ignorancia.veleu cara !!!

DEH disse...

ADOREI O TEXTO !
FACÍL DE ENTENDER E GRAÇAS A ELR PRETENDO FECHAR UM TRABAHLO DE FILOSOFIA . OBRIGADO!!!

Anônimo disse...

Gostei muito do comentário,era exatamente o que estava procurando, mais claro impossível.
grata.

Nathalia disse...

Parabéns cara,
seu texto fico muito bom, me ajudou muito!
abração cara.

Lucas/SP

Unknown disse...

Texto muito bom!
Ajudou pra caramba no meu trabalho!
Obrigado!!
abraço.

Anônimo disse...

parabens muito clara a sua explicação me serviu muito

Anônimo disse...

obrigada pelo texto..me ajudou bastante!

G disse...

nossa cara vc e o genio vlw mesmo posta umas coisas a mais ai que vai ficar nota 100
vlw 1 abração

Anônimo disse...

ai que legal adogoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

leilazeredo disse...

li muito sobre o conceito de alienação mas seu texto me fez entender de forma que também dá para explicar oralmente numa exposição de trabalho...super! parabéns e obrigada...

Anônimo disse...

obrigada....me ajudou muito...parabens

Anônimo disse...

Gostei!Está muito bem resumido, embora tenha pecado em algumas concordâncias e com o vocabulário, mas de qualquer maneira tem os meus parabéns.

Gildinho disse...

Parabéns, você me ajudou muito, para o trabalho que irei apresentar hoje, foi de grande importância.
Obrigado

Anônimo disse...

VC ME AJUDOU D++++++++++++ VALEU!

Anônimo disse...

veja a palestra inteira (parte 1 a parte 9) sobre o marxismo, é muito mais explicativa. http://www.youtube.com/watch?v=DjiwE5Stw-g

Anônimo disse...

Bom é , mas só faltou ser mais explicito do que dissertativo!
Para melhor compreenção, poderia ter a resposta referente ao tema, mais exposta, contudo, ajudou muito Parabéns Marcílio :=)

Anônimo disse...

As coisas mudaram um pouco.
O jeito que Marx idealizou o Comunismo não é como ele funcionou em Cuba, Antiga União Soviética e agora a China. São governos autoritários que distorceram o conceito de comunismo que Marx idealizou.

A alienação se dá intensamente hoje pelos meios de comunicação, TV, Rádio, Internet, etc. A grande massa adota como verdade tudo que se propaga massivamente por estas mídias que são defensoras dos ideais do governo, que no fundo, bancam e controlam todos eles. Então acho que hoje o problema é muito mais sério do que a falta de identificação com o processo de trabalho, mas toda uma construção psicológica de um povo por meios de comunicação.

Um exemplo disso são os telejornais que dizem simplesmente que a inflação aumentou 7% no último ano, mas ninguem sabe absolutamente nada sobre economia e inflação, apenas são guiados por qualquer informação que surja na grande mídia, ou seja, jamais se questionarão se a inflação está sendo usada estrategicamente diminuir seu poder de compra e o individar mais, ao mesmo tempo que causa a sensação de que há mais poder de compra.

Desta forma, até mesmo o capitalismo é mascarado. Vivemos em um imperialismo econômico ditador, que controla a política, meios de comunicação, universidades, religiões e todas as esferas da civilização, tiranizados e financiados por grandes corporações mundiais que são imperiais, não capitalistas, pois não exercem livre mercado, não correm risco de falir ou quebrar, mas sim, ditam as regras de como a economia deve funcionar, interferindo no comportamento de toda civilização.

A nossa Alienação atual é midiática, muito mais perigosa, doentia, profunda, severa, que a alienação industrial pelo trabalho que Marx em sua época descreveu.

Anônimo disse...

Cara, Muito bom o seu texto.
Direto, sem complexibilidade, e simples de entender. Dou uma dica sobre a fonte.
Talvez se trocar por arial ou Verdana, fique mais estético.
O TEXTO SETÁ OTIMO, ME AJUDOU BASTANTE!.
OBRIGADO

Débora Monteiro Soares disse...

Como ficou fácil entender alienação com seu texto.........muito obrigada.

Anônimo disse...

muito obrigada o seu texto está excelente, entendi perfeitamente a alienação.

Karina Rangel disse...

Meus parabéns!!
Tive uma aula sobre Karl Marx na minha faculdade e fiquei impressionada como as suas informações coincidiram com a aula que eu tive anteriormente...
Muito bom o texto!bjs.

Rafael Frutuoso disse...

vale ressaltar também que o conceito de alienação de Karl Max não se resumia somente a alienaçao no que diz respeito a relação entre patrão e proletariado,pois a mesma extrapola esses limites e chega a esfera politca uma vez que a classe dominante vende uma realidade que não corresponde de fato aos sistemas políticos, já que a politica é feita por a classe dominante e para a classe dominante, ao mesmo tempo respinga também na filosofia e na ciência, pois fez surgir ideologias que alienavam o homem como um todo. uma outra observaçao que gostaria de fazer é que o capitalismo se mantem muito forte e um dos principais motivos é que o operario pensa como patrao,ele nao quer ser comunista ou socialista, o que ele quer mesmo é acumular bens e ao inves de ser explorado o que ele quer mesmo é ser explorador.

Anônimo disse...

Nossa, maravilhoso o seu texto! Tenho uma prova na faculdade hoje e consegui compreender muito melhor o conceito de alienação. Parabéns!

Henrique Metz disse...

muito bom,me quebrou um galhao...

Anônimo disse...

arrasei no trabalho de sociologia kk obg mt bom

Alex disse...

Texto objetivo e de fácil compreensão, obrigado colega!

Anônimo disse...

O primeiro foi Hegel. Um abraço, Alex. Marx se apropria da ideia de alienação de Hegel e a molda a sua teoria.

Anônimo disse...

esse texto esta ótimo sobre alienação, pois explica cada ponto detalhando os contextos e álem de tudo mostra o seu verdadeiro sentido!!

Anônimo disse...

Eu tenho que fazer um trabalho de sociologia sobre todos os conceitos do marxismo, este.texto vai ajudar muito.

Magali disse...

Excelente texto,muito objetivo e esclarecedor!

Unknown disse...

Estou lendo varios textos para fazer uma prova e esse é mais um que ajudou muito.Nota 10,show de bola$$$$$$$rs...

Unknown disse...

Estou lendo varios textos para fazer uma prova e esse é mais um que ajudou muito.Nota 10,show de bola$$$$$$$rs...

Desenhos do Arthur disse...

Jovem escritor,
para sua reflexão: MARX não era a favor de uma ciência positivista.
Abraço, F.

Anônimo disse...

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Anônimo disse...

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Unknown disse...

Muito bom mesmo!
Parabéns!

Anônimo disse...

Muito bom!!

Unknown disse...

Ótimo, simples e direto. Muito obrigada

Unknown disse...

Ótimo, simples e direto. Muito obrigada